Imigrar para o Canadá via Província do Quebec, como fazer?

winter canada

A primeira dica que temos para dar inicio a um Processo de Imigração é saber primeiramente quais são as suas reais chances de ser aceito em um dos diversos programas de imigração que o país oferece. Este é um dos passos mais importantes que irá definir qual rumo você deverá tomar. Neste post iremos abordar como funciona o Processo de Imigração para Trabalhador Qualificado via Província do Quebec, o chamado Processo Provincial, esta pronto para começar?

1°) Pesquisar

Busque informações através de sites e/ou blogs (mas tome muito cuidado, muitas das informações podem estar desatualizadas e sempre verifique a veracidade da informação, observe a fonte de onde ela foi retirada). Assista às palestras sobre imigração elas sempre são de grande ajuda. Converse com as pessoas que estão na mesma situação que você, ou que já realizaram o Processo; essa ultima dica além de ajudar muitas vezes nos conforta. E não se esqueça de pesquisar muito, mas muito sobre o local que você deseja residir, afinal de contas você terá uma grande mudança pela frente.

2°) Análise de perfil

Para saber se você se encaixa no padrão de “trabalhador qualificado”, você terá que acessar o site da imigração e responder um questionário (em inglês ou francês) onde você deverá fornecer informações relativas às suas habilidades, experiências profissionais, conhecimento em francês e inglês, educação entre outros dados.  E de acordo com as respostas fornecidas, o sistema estipulará se o seu perfil é indicado ou não para o Processo. Realize sua avaliação prévia aqui.
Lembrando que esta avaliação não irá garantir a sua Candidatura a Imigração!
**Caso você não tenha conhecimentos lingüísticos para realizar a avaliação por conta própria, ou queira maiores informações de como analisar procure uma empresa que possa te auxiliar, ou entre em contato conosco através do email [email protected]

3°) Preparação

Quando falamos em preparação não é para sair correndo e arrumar as malas ou buscar na internet as passagens aéreas. O Canadá esta sim de portas abertas para imigrantes, mas para obter o tão sonhado Visto de Residente Permanente você precisa se preparar.
Para começar vamos falar da barreira do idioma, bom a nossa língua materna é o português e no Québec/Canadá a língua oficial é o francês (80% da população falam Francês). Não encare esse desafio de aprender uma nova língua simplesmente porque você quer chegar no Canadá, enfrente como o seu primeiro desafio diante de tantos que virão para que o seu sonho se torne realidade. Mesmo para os futuros Candidatos que já tem a pontuação mínima exigida para se Candidatar ao CSQ (Certificado de Seleção do Quebec) irão precisar se comunicar no novo idioma e quanto melhor for o seu francês, melhor serão as chances de a sua adaptação ser mais rápida e tranquila, sem falar na busca por uma vaga no mercado de trabalho que certamente será avaliada em francês/inglês (sim, algumas vagas exigem que o candidato seja fluente no inglês também).
Além da preparação linguística não podemos deixar de lembrar que você também precisará de dinheiro, isso mesmo. Um processo de imigração sendo qualquer que seja requer certo investimento financeiro que pode variar bastante dependendo do perfil do candidato e a forma que o mesmo deseja imigrar.

4°) Candidatura

Bom, se você já passou pela Preparação e o seu Perfil esta de acordo com o que o Ministério da Imigração do Québec exige a nossa próxima dica é solicitar o seu CSQ (Certificado de Seleção do Quebec). Isso mesmo, você terá que se cadastrar na plataforma online chamada Mon Project Quebec (sistema online para efetuar o cadastro e submeter à candidatura de trabalhador qualificado), agora sim você estará entrando no processo provincial, lembrando que o governo disponibiliza um numero limitado de vagas por ano, então não basta ter apenas o perfil, estudar o idioma, cadastrar e achar e esta dentro da seleção. Você terá que aguardar a abertura do Processo, pois quem define quando abre e quando encerra é o escritório de imigração.
Após tudo isso, você terá que esperar para o seu processo ser analisado e se aprovado irá receber o seu CSQ, e daí você poderá finalmente solicitar o seu visto de Residente Permanente junto ao Governo do Canadá, ou seja, encarar o famoso Processo Federal. Claro, que isso levará um certo tempo, infelizmente não sai da noite para o dia. Mas com o novo sistema implantado o Governo estima minimizar o tempo de espera para o recebimento do CSQ, e por consequência o Federal também.

5°) Organizar se para a Mudança 

O Governo do Canadá disponibiliza em seu site informações básicas que ajudam os imigrantes recém-chegados com orientações sobre saúde pública, lugares para viver, trabalho etc. Além disso, o sistema de imigração também oferece serviços no Canadá para auxiliar na adaptação, como aulas de francês e informações sobre serviços comunitários.
Convenhamos que essas 5 dicas são apenas a base para muitas que outras que você precisará para chegar no Canadá com um visto de Residente Permanente, e é por isso que nós da ICE School estamos preparados para ajudar os nossos alunos a alcançar esse objetivo.

Fontes:
Immigration
Cic